sábado, 18 de outubro de 2008

A filosofia é...procurar tudo quanto é estranho e problemático na existência, tudo quanto até agora foi condenado pela moral

"Quem for capaz de respirar na atmosfera dos meus escritos, terá aprendido o que é ar puro, ar salubre. É forçoso estar preparado para as alturas, de outro modo surge o perigo de enregelar. Pois o gelo nos cerca nas cumeadas, lá onde a solidão é indizível. Mas como repousam tranquilas todas as coisas na luz! Como se respira livremente! Quantas coisas aparecem abaixo de nós! A filosofia, como eu até agora a compreendi e a vivi, é o viver voluntariamente no meio do gelo e sobre as altas montanhas, procurar tudo quanto é estranho e problemático na existência, tudo quanto foi até agora condenado pela moral." (Nietzsche *)
Procurar tudo quanto foi até agora condenado pela moral. Seremos capazes? Seremos dignos de tamanha provação? Tamanho desafio? Quando lá fora o ar se torna insalubre e irrespirável, os espírito livres abandonam o conforto dos crentes e dos obedientes e correm à procura do ar frio e limpo das altas montanhas, lá onde se pode ouvir o eco dos nossos gritos e nos podemos encontrar com nós próprios. Há por aí quem queira aceitar o desafio? Quem seja capaz de desafiar o rebanho? Quem ouse lançar borda fora o cabresto?

Referência
: (*)
Nietzsche, Ecce-Homo, Gumarães Editores, p. 21

3 comentários:

Margarida disse...

Estou à procura de uma imagem que consiga mostrar o que penso, uma espécie de resposta. Caso não consiga, só tenho que fazer uma coisa: - escrever ´nós'. Um 'nós' felizmente abrangente porque há pessoas com coragem, uma minoria mas lá está, esse tipo de calibre não se mede nem compara.

Ramiro Marques disse...

Uma boa foto vinha mesmo a calhar.

Anónimo disse...

"Great things are done when Men & Mountains meet (...)" (W. Blake)

Na falta da fotografia, porque os meus tempos de montanha não pertencem ao digital, fica Blake ...

Margarida

  © Blogger template 'Fly Away' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP